RESUMO

Contextualização

O marketing é uma área fundamental para uma empresa prosperar e ter bons resultados. Nesse sentido, podemos destacar a evolução que a tecnologia vem tendo em todas as áreas empresariais, que também vem evoluindo com o avanço da tecnologia. Logo, o marketing digital, uma área já bem estabelecida em toda a sociedade tem, cada vez mais, apresentado resultados fenomenais em se tratando de divulgação.  

gap

Entretanto, algumas empresas ainda não utilizam estratégias como essa, e assim perdem oportunidade de melhorar a empresa e competitividade. Visto que ainda há grande desconhecimento dos pequenos e médios empresários sobre o tema e assim deixam de investir nessa área.

propósito

Este trabalho busca apresentar algumas estratégias e ferramentas de marketing digital de baixo custo, que podem ser usadas por empresas de pequeno e médio porte. Será discutido também a importância do marketing e como ele poderia ser implementado de forma fácil sem onerar o orçamento da empresa.

metodologia

Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica em livros, artigos disponibilizados virtualmente em sites de grande relevância no tema, revistas, bem como foi realizado um estudo de casos além de teste para avaliar algumas ferramentas de marketing digital.

resultados

Dessa forma, foi possível discutir sobre a importância de aplicar estratégias de marketing digital e apresentar excelentes ferramentas básicas de baixo custo, para que possam ser implementadas por empresas de pequeno e médio porte.

conclusão

Palavras-Chave: Marketing digital, Ferramentas digitais, estratégias digitais.


1 – INTRODUÇÃO

Em uma empresa bem estruturada todas as áreas devem estar em harmonia, financeira, recursos humanos, marketing e vendas e todas as outras que possam envolver a empresa. Dessa forma, tem-se que o marketing é um dos pilares de grande importância para o desenvolvimento empresarial.

Mas afinal o que é marketing? Segundo Kotler (2000, p. 27) “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Para Peter (2000, p.4) o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de idéias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”. Para Ciletti (2021, p.4) “a atividade, o conjunto de instituições e processos para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que possuem valor para as pessoas, clientes, parceiros e a sociedade no geral”

Dentre tantas outras definições sobre o marketing, podemos defini-lo de forma mais direta como: um conjunto de estratégias que visam melhorar os resultados. Quando uma empresa anuncia em um cartaz, espera que ao ser visualizada aumente as suas vendas. Assim como um supermercado ao disponibilizar um carrinho de compras faz com que seus consumidores possam carregar mais produtos e aumentar também as vendas. Todas essas estratégias podem ser vistas como o marketing de uma empresa.

Contudo, o marketing não se restringe apenas às estratégias empresariais, mas também pode ser usado para outros fins, como é o caso do marketing pessoal, que pode ser entendido como um conjunto de estratégias utilizadas a fim de melhorar os resultados individuais, podendo ser direcionado com objetivos profissionais ou sociais.

Apesar de haver vários benefícios do marketing, segundo Rez (2016, p.34), o marketing e a publicidade foram usados de forma superficial pois buscava formas de apresentar os produtos e serviços e pouco se falava sobre a essência ao consumidor. Ciletti (2017, p. 5) afirma que existem nove principais funções do marketing, que são:

A tecnologia tem revolucionado diversas áreas na sociedade e nas empresas, na área de marketing não foi diferente. Um novo ramo do marketing, já bem consolidado, é o marketing digital. Assim como a tecnologia está avançando rápido, o marketing digital segue também evoluindo muito nos últimos anos, constantemente aderindo a novas ferramentas e meios. 

Casas (2021, p. 4) define o marketing digital como sendo as atividades de marketing praticadas on-line por uma empresa ou indivíduo. Dessa forma, podemos entender o marketing digital como um conjunto de estratégias de marketing por meios digitais que podem ser realizadas através de computadores, smartphones e outros. O marketing digital, assim como o marketing tradicional tem como objetivos melhorar os resultados desejados. No caso de uma empresa, em geral, buscar vender mais, divulgar melhor sua marca, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade ou até mesmo educar os colaboradores.

Esse trabalho tem como objetivo principal analisar as estratégias para empresas, sendo que, muitas das técnicas e ferramentas aqui expostas podem, também, ser utilizadas para pessoas. Para isso, foram feitas análises da importância do marketing digital para empresas de pequeno e médio porte. Buscando compreender como pode-se melhorar os aspectos dessas empresas, desde a apresentação do negócio até a visão que a sociedade tem sobre ela, bem como avaliar outras influências primárias como é o caso do aumento de venda.

O motivo para esse trabalho é incentivar empresários a buscarem alternativas digitais de baixo custo para o crescimento da empresa, visto que, o marketing digital é uma forma de divulgação empresarial que possui grande poder de desenvolvimento, assim como, também é um ferramenta que apresenta um excelente custo-benefício quando comparado a outras estratégias de marketing.

O enfoque central do trabalho é analisar a influência do marketing digital nas decisões de compra, na melhoria da visão da empresa junto a sociedade e aos consumidores e a forma como pode alavancar pequenas empresas.

A metodologia usada para realizar esse trabalho foi por meio de revisão bibliográfica através de livros e artigos disponibilizados virtualmente em sites de grande relevância no tema, artigos científicos publicados em revistas de interesse da área, revistas, estudo de casos e análise de estatísticas em fontes confiáveis.

Para isso, foram realizadas as seguintes etapas: a coleta de dados, através de monografias, dissertações, teses, artigos, livros, revistas online e impressas que tratavam do assunto. Delimitação do tema: foi escolhido e delimitado o tema, feita as análises necessárias e produção do texto.

Conforme discutido anteriormente, tem-se que o avanço de métodos e ferramentas para o marketing digital está em constante evolução. Há diversos meios, muitas vezes desconhecidos por pequenos e médios empresários, que poderiam auxiliá-los no seu negócio. A falta de funcionários específicos para a área de marketing, é outro empecilho que impede o empresário de compreender a utilidade dessas ferramentas, investir e alavancar seus negócios.

Além disso, tem-se que determinadas áreas de atuação empresarial necessitam de ferramentas e métodos que requerem formas específicas. Muitas vezes, é comum utilizar ferramentas arcaicas para solucionar problemas antigos, apesar de já haver desenvolvido ferramentas para otimizar esse trato.

2 – Desenvolvimento/Referencial Teórico

Diante do exposto, neste capítulo serão discutidas as estratégias e ferramentas de marketing digital, buscando avaliar sua importância para pequenas e médias empresas.

2.1 – Interatividade

A interatividade no marketing digital é um conjunto de ações que visam incentivar a interação e todo tipo de relação do consumidor com a empresa e tem como principal objetivo a familiarização, engajamento e fidelização do cliente. Para isso é fundamental encorajar o consumidor a interagir com a marca, muitas vezes de forma leve e agradável que gera, assim, um cenário propício para atração e manutenção de clientes. 

É importante compreender que o cliente deve estar no núcleo de todo o processo, buscando passar um sentimento de inclusão e colaboração, de tal forma que ele sinta que a empresa entende seus problemas e necessidades, assim como pode contribuir com o desenvolvimento da mesma, muitas vezes propondo melhorias e soluções que poderão ser utilizadas por ele mesmo, ou por outros usuários. Isso poderá ser feito por meios digitais, em especial as redes sociais, onde pode haver contribuição de mais de um usuário. O ideal é que seja feito por meio de diálogo aberto com todos os envolvidos, fazendo perceber que estão no controle da experiência. É importante citar que toda a empresa deve estar envolvida também nessa interação, pois a medida que são propostas melhorias na empresa é fundamental que sejam atendidas na medida do possível e assim o cliente se sentirá cada vez mais envolvido com essa marca.

Assim Philip Kotler (2010, p. 1) compreende que os clientes estão no mais alto nível hierárquico, e que devem ter poderes para ditar e muitas vezes exigir tendências, melhorias, dos produtos e serviços e até mesmo de ações práticas das empresas, mesmo que de forma indireta. Dessa forma, também é importante que as empresas possam, de certa medida, selecionar os seus clientes, como é o caso da Ferrari, que vende seus produtos apenas para pessoas selecionadas. Isso porque, em um sistema interativo com as empresas, as exigências dos clientes com perfil completamente diferente das empresas podem alterar toda a sua cultura, perdendo identidade e ao mesmo tempo pode-se macular a imagem da marca diante do seus objetivos  (Lamm, 2007).

Através de diversas ferramentas, como as mídias digitais, é possível ter uma interação muito rápida e personalizada com o consumidor, de tal forma que seja mais próxima. Essas interações podem ocorrer somente com um clique, como é o caso do “like”, indicando ao cliente que a empresa viu e aprova tal atitude ou pensamento. 

Essa proximidade pode gerar mais engajamento com a empresa, que por sua vez, cria mais familiaridade e assim o cliente fica mais próximo, dessa forma, haverá uma tendência de se tornar um cliente mais fiel. A empresa ou pessoa que interagir, por sua vez, deve ter ciência do seu público, pois assim terá mais chance de se aproximar deles, visto que a mesma mensagem enviada para uma pessoa não deve ser a mesma enviada para uma outra a medida que agem, se comportam e pensam de forma diferente, por isso é fundamental compreender a necessidade do mercado, e ao mesmo tempo, a medida do possível, entender a fundo cada cliente.

2.2 – Análise e mensuração 

Análise e mensuração é uma forma de identificar o desempenho das estratégias utilizadas e o quão perto estão dos objetivos desejados. E com isso, a empresa poderá realizar ajustes para melhorar os resultados. De tal forma que possam compreender quanto de retorno foi alcançado pela empresa com as estratégias implementadas, se as vendas foram satisfatórias. Caso contrário poderá identificar fatores como as dificuldades de cada canal de venda, dúvida e reclamações nas etapas, falhas na comunicação, quanto de retorno em cada estratégia e outros mais (TORRES, 2009, p 275).

No marketing digital pode-se utilizar diversas ferramentas para analisar e mensurar as estratégias aplicadas. Muitas vezes de forma muito simples como é o caso das mídias digitais que na própria plataforma apressentam dados sobre visualizações, curtidas, interações, de tal forma que é possível saber de forma quase que exata a quantidade de pessoas que interagem com as postagem nas redes sociais. Diferentemente do marketing tradicional, que ao divulgar um produto ou serviço nem sempre tem a capacidade exata de saber quantas pessoas foram impactadas com a publicação. Como é o caso de um cartaz na rua ou um outdoor, na qual, pode-se mensurar quantos carros ou pessoas passaram, mas não é possível saber quando viram, nem quanto gostaram do que viram. Por outro lado temos como vantagens da análise e mensuração a capacidade de identificar possíveis falhas e dessa forma alterar de forma mais precisa e rápida.

Identificar os principais pontos a serem mensurados é de extrema importância, afinal todas essas plataformas apresentam diversos dados e por isso faz-se necessário que filtre os dados, para ter um bom desempenho nessa etapa e tornam a mensuração de resultados tão importante para qualquer empresa (TORRES, 2009, p 277). Ciente que as estratégias de marketing digital tem uma infinidade de opções e que nem todas poderão ser implementadas a todo vapor, isso por limitação de recursos. Por isso, é necessário que haja uma análise da plataforma ou meio que deve ser aprimorado, assim, poderá a empresa gastar os recursos nos canais que os seus clientes mais usam e que tem mais efetividade.

Para realizar essa mensuração, pode-se adotar diversas estratégias, e isso pode ser personalizado de acordo com as pessoas que irão fazer, bem como a cultura da empresa. Tudo isso deve ser avaliado com muito cuidado, mas algumas tarefas são básicas, independentemente das estratégias que a empresa adotará. De início será crucial definir as métricas mais importantes pois os  sistemas de análise dispõe de diversas métricas e caso todas sejam analisadas minuciosamente poderá levar muito tempo e gastar muitos recursos em métricas que podem não trazer retorno para a análise. Outra coisa fundamental é identificar os objetivos da empresa, isso inclusive poderá dar um norte sobre as métricas que deverão ser analisadas. Calcular as taxas de conversão entre as etapas, é um dos pontos principais da análise, afinal, busca-se saber os retornos que foram obtidos em cada uma das etapas, bem como de toda a estratégia utilizada. Para selecionar as ferramentas adequadas, após identificar as métricas que devem ser analisadas e os objetivos que a empresa deseja, é fundamental utilizar a ferramenta que possa processar a análise da melhor forma possível.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a capacidade de medir os resultados de forma precisa dos seus anúncios, o que era praticamente impossível com o marketing tradicional, onde as métricas não eram precisas e dificultavam na hora de identificar qual foi o retorno obtido. Para fazer uma análise básica, pode-se somar os valores dos custos de produção, gastos com anúncios, investimento em ferramentas e os salários das equipes, subtrair o lucro gerado com as vendas é um ponto fundamental para medir a eficiência dos seus resultados da campanha.

Além disso, temos como principais métricas a serem avaliadas, de forma genérica:

Além dessas, há também outras métricas menos usadas que também são fundamentais para análise, como é o caso das impressões, números de cliques,e número de conversões (TORRES 2009, p 321).

2.3 – Direcionamento e segmentação

As estratégias de marketing digital vão além do processo de divulgação e vendas, podendo se relacionar diretamente com todo o plano estratégico empresarial. Diante da imensa quantidade de dados obtidos através das estratégias de marketing, é possível dar um direcionamento mais adequado à empresa, podendo alterar até mesmo a sua cultura, produtos ou serviços. Utilizando as estratégias corretas e as análises de forma adequada, pode-se direcionar melhor a empresa desde o seu início, podendo assim, ter estratégias mais assertivas, diferentemente de estratégias de marketing tradicional como é caso da panfletagem, na qual a pessoa apresenta o produto e serviço para diversas outras, sem saber se há interesse ou não no que foi apresentado, gastando assim, recursos de forma ineficiente. Tendo assertividade, pode-se economizar e direcionar os recursos para pontos que trarão mais resultados.

Esse é um ponto crucial para a manutenção da empresa de forma competitiva, pois com o aumento da concorrência, é necessário uma estratégia bem definida. Dentre as análises necessárias tem-se a análise do mercado em que a empresa pretende atuar. Para isso, deve-se identificar o tamanho do mercado, do perfil dos consumidores, da concorrência, das tendências e das oportunidades existentes. Grande parte dessas informações podem ser obtidas por ferramentas de marketing digital, como por exemplo do Google Analytics. E assim é possível definir uma estratégia de marketing mais eficiente, que permita direcionar os recursos de forma mais eficaz.

É possível também com as ferramentas de marketing digital definir um plano de vendas bem estruturado. Para isso pode-se identificar os canais de vendas mais adequados, as formas de abordagem,  manutenção dos clientes, a definição dos processos de vendas, a definição das metas de vendas e a capacitação da equipe de vendas.

Pode-se destacar também a gestão financeira ao analisar corretamente os pontos a serem investidos para obter um melhor resultado. Para isso, deve-se definir um orçamento e identificar através das ferramentas disponíveis, as melhores formas de direcionar os recursos de forma mais eficiente e garantir a sustentabilidade do negócio.

E claro que não poderia ficar de fora, capacidade de direcionar melhor as estratégias de marketing bem estruturado. Para isso, deve-se identificar o perfil do público-alvo, a escolha dos canais de comunicação mais adequados e a definição das ações promocionais. Dessa forma será possível direcionar os recursos de forma mais adequada e garantir melhores resultados.

2.4 – Principais ferramentas

Tem-se diversas ferramentas que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing digital. E constantemente é criada várias novas, que melhoram as existentes ou trazem novos recursos que podem aprimorar os resultados. Nessa seção, serão apresentadas algumas ferramentas fundamentais para as estratégias de marketing digital.

2.4.1 – Site

Um site é um conjunto de páginas hospedadas em um servidor e que podem ser acessadas por um navegador. Estas páginas buscam apresentar algum conteúdo que pode ser texto, imagens, vídeos, áudios, que podem ter os mais variados temas e objetivos. No caso empresarial, que é o objetivo deste trabalho, o site pode servir para vender diretamente os produtos ou serviços ou auxiliar nesse processo, informando o cliente sobre a empresa e a sua marca. É possível fazer um site completo totalmente personalizado, até mesmo gratuito. Como exemplo business.google.com e outros … 

Atualmente é fundamental para uma empresa ter um site, pois este fornece uma presença on-line na qual o cliente poderá saber mais sobre a empresa e ao mesmo tempo a empresa poderá saber também sobre os seus clientes diante de suas necessidades e desejos. É importante que o site possa representar parte da cultura da empresa e mostrar pontos importantes além de descrever seus produtos e serviços, de tal forma que os clientes possam acessar o site e encontrar detalhes do que desejam e assim tirar suas dúvidas. Para isso, é importante que haja uma fonte de contato, seja formulários, telefone, e-mails ou qualquer outra forma.

Deve-se também, se possível, personalizar seus pedidos e apresentar esse produtos para clientes em todo o mundo a qualquer hora. Além disso, é importante, dentro desse modo de contato, fornecer informação de suporte, como uma seção de perguntas frequentes que forneça respostas para perguntas comuns dos clientes. Pode ainda fornecer outras formas de interagir com o clientes, como por exemplo: fóruns de discussão e salas de bate-papo. Permitindo assim que os clientes se envolvam com a empresa ou até mesmo com outros clientes.

2.4.2 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) em si é uma técnica utilizada para melhorar a posição dos sites e páginas on-line diante dos meios de busca como por exemplo do Google, Bing e outros. Se usado corretamente, quando for pesquisado sobre algo que o site explica corretamente, poderá estar nas primeiras posições. Para isso, deverá utilizar estratégias para indicar que a página tem o assunto buscado e é mais relevante que as outras páginas. Dessa forma, os mecanismos de busca tenderão a apresentar essa página como preferência, pois ele indica ser uma boa opção diante do que o usuário deseja.

Para desenvolver o SEO, são mais de 200 pontos que se deve levar em conta, entretanto os principais fatores que influenciam o SEO são:

Uma boa configuração de SEO, pode aumentar a visibilidade do site, a quantidade de visitas e como consequência, a quantidade de vendas. Além disso,  também poderá melhorar a captação de novos clientes e melhorar a reputação da empresa, à medida que o site entra nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Quando um site está bem posicionado nos resultados das buscas, ele passa uma imagem de autoridade e confiabilidade para os usuários. Isso pode melhorar a percepção dos clientes em relação à empresa e aumentar a confiança na marca.

Por isso, para as empresas que buscam divulgar sua marca na internet é fundamental investir no SEO, pois assim poderá ser encontrada pelos usuários que buscam por seus produtos ou serviços nos mecanismos de busca.

2.4.3 – Google Analytics

É uma ferramenta on-line gratuita que coleta e gera relatórios para análise de dados em sites (GOOGLE, 2023a). Dentre os dados que podem ser coletados, estão os baseados no comportamento dos usuários em seu site e como ele caminha a interagir na página. Com esse dados será possível que se identifique tendências e padrões de comportamento dos usuários, avalie o desempenho das campanhas de marketing digital, identifique oportunidades de conversão e otimize o desempenho do site com base em dados. Além disso, é possível saber como o usuário chegou até a sua página. Para utilizar, será necessário inserir um código fornecido pela plataforma, que quando ativado passará a coletar todos os dados indicados.

A principal função do Google Analytics é fornecer informações sobre o tráfego no site, sejam de forma orgânica ou via anúncios, e assim será possível entender como são gerados tráfego para o site, de tal forma que será possível melhorar as estratégias usadas. Além disso, pode-se compreender o comportamento do usuário, pois saberá como os usuários interagem com seu site, quais as páginas que visitam, quanto tempo passam no site e as páginas de entrada e saída. Com essas informações, será possível otimizá-lo para melhorar a experiência do usuário e a conversão. 

Para analisar a conversão deve-se acompanhar os preenchimentos de formulários ou compras de produtos e assim saber quais páginas ou campanhas de marketing estão gerando mais conversões e otimizá-las para maximizar as vendas. Também em posse de todos esses dados será possível identificar oportunidades para a empresa que podem gerar crescimento e otimização do seu site. Para isso será interessante acompanhar se os usuários estão saindo de uma determinada página, e assim será possível fazer alterações nessas páginas para melhorar a experiência do usuário e reduzir a taxa de rejeição. Para tomar decisões  baseadas em dados, deve-se ter uma compreensão clara do comportamento do usuário e das tendências do tráfego. Dessa forma pode-se compreender que o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do usuário, aumentar a conversão e impulsionar o sucesso do seu negócio online.

2.4.4 – Pixel do Facebook

Assim como o Google Analytics, o Pixel do Facebook é uma ferramenta que coleta dados sobre as ações dos usuários em seu site. Ele tem um foco maior em otimizar os anúncios gerados no Facebook, entretanto pode dar informações importantes para auxiliar nas decisões sobre a empresa. As principais vantagens de usar o Pixel do Facebook são:

Assim, o Pixel do Facebook permite a coleta de informações sobre as ações dos usuários, como visualizar páginas, adicionar produtos ao carrinho, realizar compras e muito mais. Essas informações são então usadas para criar anúncios mais eficazes, direcionados a usuários que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Desse modo é possível avaliar o desempenho das campanhas. Para usar essa ferramenta também será necessário inserir um código no site, que ao ser ativado, passará a coletar as informações solicitadas.

2.4.5 – Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta que serve para analisar o comportamento do usuário no site. Ela possui diversos recursos como é o caso da captura de tela e visualização do comportamento do usuário, podendo inclusive, gravar como o usuário está agindo dentro do site incluindo cliques, rolagens, movimentos do mouse e interações com formulários, pode apresentar também mapas de calor e funil de conversão. 

Dessa forma, a empresa poderá compreender corretamente o que chama mais atenção dos usuários e fazer as melhorias necessárias no site para melhorar a experiência do usuário, aumentar a conversão ou identificar possíveis problemas de usabilidade. Nos mapas de calor é possível saber onde os usuários estão clicando no site e onde está tendo mais atenção.

2.4.6 – Redes sociais

Redes sociais são plataformas on-line que permitem que indivíduos e empresas possam interagir por meio de conteúdos sejam em textos, áudios, vídeos. Para isso, é necessário criar um perfil dentro da plataforma desejada. Diversos tipos de interações podem ocorrer nas plataformas, dependendo da sua forma, podendo ser por curtidas, visualização, salvar o conteúdo, marcar outras pessoas e ainda podem se comunicar através de mensagens diretas, ou criar e participar de grupos e comunidades que compartilham interesses e objetivos em comum.

Há um infinidade de opções e de redes sociais, inclusive algumas empresas buscam como primeira opção para divulgar sua marca uma  rede social. Pode ser destinado exclusivamente para fins comerciais ou não, dessa forma permite que empresas se conectem com seus clientes, promovam seus produtos e serviços e criem uma presença online para sua marca.

Na atualidade as principais redes sociais que estão atuando são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, entre muitas outras. Dentre as principais vantagens em usar, além de interagir com os clientes e divulgar a sua marca, também é possível fazer análise dentro dessas plataformas que disponibilizam uma área para saber sobre os usuário que se interessam pela marca e o que mais chama atenção.

2.4.7 – Tráfego pago

É uma estratégia de divulgação paga de tal forma que é possível fazer anúncios nas plataformas e em sites parceiros, aplicativos. Podem ser uma apresentação passiva de algo, como é o caso de anúncios patrocinados ou colocando em destaque os produtos das empresas,  quando o cliente busca por um produto ou serviço nas pesquisas de texto dos mecanismos de pesquisa.

Essa ferramenta de marketing digital visa divulgar uma marca, produto ou serviço, com objetivo de vender ou aumentar a visibilidade desejada. Para isso, é necessário pagar as plataformas que irão distribuir o conteúdo desejado. Diferentemente do tráfego orgânico que pode ser melhorado via SEO, o tráfego pago garante, por meio de pagamento, que o seu site ficará bem posicionado nos mecanismos de busca, ou que o seu conteúdo será apresentado para o público-alvo certo. Ele pode gerar resultados mais rápidos que o orgânico, visto que, o orgânico, para ser bem divulgado, deverá passar pelo crivo de avaliações boas de outros usuários. Contudo, no tráfego pago, o simples fato de investir na plataforma poderá ter o mesmo ou melhores resultados. Além disso, os anúncios podem ser mais específicos, à medida que podem ser direcionados exatamente para o público que realmente tem interesse. Praticamente todas as plataformas de redes sociais possuem a sua área para fazer os anúncios, como é o caso do Google, Facebook, Tiktok, Linkedin e outras. E assim, o empresário,  com pouco investimento, poderá alavancar a sua empresa.

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, diante do exposto, pode-se compreender a importância das estratégias e ferramentas de baixo custo de marketing digital. Com isso, é possível fornecer um desenvolvimento empresarial consistente, baseado em análise de dados  para a expansão da marca ou do produto. Atualmente, milhões de pessoas no Brasil usam as redes sociais para se comunicar. Cabe às empresas entrarem nesse sistema também, afinal, as pessoas estão por lá e cada vez mais, é essencial se atualizar para garantir que os negócios consigam atrair e manter os seus clientes.

Neste trabalho, foi discutido alguns pontos importantes e algumas ferramentas fundamentais, ciente que existe uma infinidade de ferramentas e estratégias, e que a cada dia novas são criadas e lançadas, ou melhoradas. 

Também foi discutido o custo benefício, no qual, ao compararmos com estratégias usadas tradicionalmente, o marketing digital apresenta resultados muito bons. É importante salientar sobre os dados obtidos nas plataformas, e como isso pode ajudar nas decisões da empresa. 

Foi discutido também a influência das mídias sociais nas decisões de compra, e como podem aproximar os clientes das empresas, fornecendo informações e gerando engajamento, de modo que isso pode atrair novos clientes ou manter fidelizados os já conquistados.

Outro ponto que foi discutido é a Influência do marketing digital para melhorar a visão da empresa junto à sociedade e aos consumidores. Isso é possível através de uma boa estratégia, ao mostrar aos consumidores que a empresa compactua com boas práticas e que podem contar com ela. 

É fundamental também entender alguns cuidados que os empresários devem ter, sejam relativos à imagem da empresa, produto ou serviço, bem como questões legislativas. Uma delas é o poder que o marketing digital e as redes sociais possuem, se uma estratégia for utilizada de forma inadequada pode levar à ruína toda a empresa, como por exemplo, uma campanha com mensagem confusa, dúbia ou mal interpretada, que pode gerar várias sanções, inclusive sabotagens por parte dos consumidores ou sofrer com questões judiciais, devido a LGPD. Por isso, é fundamental ter uma estratégia bem elaborada e implementar com muito cuidado.

Por mais que seja um ramo já consolidado e com resultados já comprovados, o marketing digital ainda tem muito a crescer, e fica claro isso quando analisamos as tendências para o marketing digital.

4 – REFERÊNCIAS

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CILETTI, Dorene . Marketing pessoal: Estratégicas para os desafios atuais. Cengage Learning, 2017.

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KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice – Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Editora Sextante, 2017.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0. As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier, 2010.

LAMM, John. Ferrari: Stories from Those Who Lived the Legend, Motorbooks, 2007.

PETER, J. P. JR, G. A. C., Marketing, Criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI. DVS Editora, 2016.

ROWLES, Daniel. Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital. Autêntica Business, 2019.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. Novatec Editora, 2009.

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